Pesquisar este blog

Glossário do Minijardim e cia.


Ficou com dúvida em alguma palavra ou termo? Aqui pode estar a explicação!

Alporquia: também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.

Anual: planta anual é um tipo de planta que normalmente germina, floresce e morre no período de um ano. Estas plantas também podem viver menos de um ano, se não encontrarem as condições apropriadas para se reproduzirem. Algumas plantas sem semente podem ser também consideradas anuais, ainda que não floresçam

Autopolização: é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor.
Bonsai: técnica e/ou arte, originárias do Japão, de miniaturizar plantas (ger. árvores ou arbustos), através de métodos específicos que visam manter suas características normais de proporção e morfologia. Miniatura de planta criada com essa técnica.

Brácteas: são folhas modificadas que, tem a função de proteger as inflorescências ou as flores em desenvolvimento.

Escarificação mecânica:
é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc).

Espatas: são um tipo de brácteas.

Estaquia: método comumente us. para propagar diversas espécies vegetais, que consiste em propiciar ou estimular o enraizamento de porções (estacas) de caules e ramos ou de folhas.

Híbrido: diz-se de ou organismo formado pelo cruzamento de dois progenitores de raças, linhagens, variedades, espécies ou gêneros diferentes e que frequentemente é estéril.

Kokedama: é como são chamados os arranjos de plantas aéreas. Trata-se de uma técnica japonesa que fornece uma alternativa para suspender, sem nenhum tipo de jardineira, espécies de plantas que precisam de terra.

Perene: plantas perenes é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, permitindo-lhe viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais

Polinização cruzada: o pólen de uma flor fecunda o estigma de outra flor, de um mesmo indivíduo ou de outro.