Sobre pintas brancas na planta-jade e o que fazer
Você notou pintinhas/pontinhos brancos em sua planta-jade (Crassula ovata)?
Apesar de ficar até 'bonitinha', saiba que isso pode ser um sinal de problemas na forma que está cuidando dela.
Essa suculenta é de fácil cultivo e costuma dar sinais de que algo não vai bem.
![]() | ||
Planta-jade (Crassula ovata) cheia de pintas brancas. |
Faça um teste
Passe um cotonete ou pano úmido delicadamente em suas folhas e veja se essas coisinhas brancas saem. Lembrando que não estamos falando de cochonilhas, o que falarei em outro post. Se as manchinhas saírem facilmente, eis então os possíveis motivos:
Regar com água de torneira
Se a água da sua casa vem da rua, possivelmente ela tem cloro e outros minerais para o tratamento, o que significa que tem cálcio e isso pode prejudicar as raízes das plantas. Mas calma que, isso não irá matar a planta, mas pode contribuir para uma evolução mais lenta e expelido pelos poros das folhas. O melhor é regar com água da chuva ou filtrada.
Regar em excesso
O excesso de água pode ser prejudicial a planta e contribuir para que ela apodreça e morra. Com o excesso de água, há excesso de vaporização e isso faz com que os sais se depositem nas folhas das plantas. A planta-jade precisa ser regada somente quando o solo estiver seco.
Adubação em excesso
Ao alimentar a planta em excesso, os nutrientes podem ser expelidos pelas folhas. Mas também podem matar a planta! Muito cuidado ao adubar; na dúvida coloque menos do que o fabricante indica.
Excesso de fertilizante que fica no solo
Como essa suculenta não tem a necessidade de estar sempre replantando, os sais vão se acumulando no substrato o que, deixa-o todo esbranquiçado e prejudicando desenvolvimento da planta. Conforme vai fazendo as regas, os sais vão sendo expelidos pelas folhas. A dica é trocar o substrato pelo menos a cada 4 anos, para que a planta cresça saudável.
Quais os cuidados para evitar que isso aconteça?
![]() | ||
Os sais nas folhas não irão prejudicá-la. Mas, por estética se quiser remover, use um cotonete ou pano limpo e úmido para limpar. |
Pode também lavar as folhas. Mas lembrando que após lavar, deverá colocar em local quente para secar, mas longe do sol para evitar que os folhas queimem.
![]() |
Aqui são as folhas da Crassula ovata após a limpeza. |
Geralmente essas machinhas acontecem mais em plantas mais jovens e caso aconteça com a sua é, só observar como anda cuidando dela:
Rega com água de torneira? Suspenda por um tempo e use água de chuva ou filtrada;
Adubou demais? Suspenda imediatamente, aguarde uns dois meses e volte a adubar seguindo as orientações dos fabricantes.
Faz tempo que não transplanta? É uma boa hora para dar um novo subtrato a ela. E lembre-se: "planta recém transplantada não deve se alimentar! Só adube após 30 dias do transplante".
Deixe um comentário e em breve responderei!
0 comentários