Como coletar e germinar sementes de gerânio (Pelargonium sp.)


Você já viu sementes de gerânios?

Em mais uma visita à horta da minha mãe, olhando e contemplando as plantas, vi as sementes de gerânio. Eu nunca tinha visto! Não poderia deixar de colher e tentar a germinação. Deu certo!

Compartilho com você, como germinar sementes de gerânio!

Borboleta rosa-de-luto (Papilio anchisiades) se alimentando e polinizando a flor de gerânio (Pelargonium sp.).


Como coletar as sementes

Após polinização, normalmente feita pelas borboletas, as flores começam a secar e saem cápsulas com sementes dentro. Cada cápsula tem uma semente alada que é dispersa pelo vento.

É preciso esperar as cápsulas secarem e, de preferência, que as sementes sejam liberadas sozinhas. Caso queira tirar antes, aperte a cápsula um pouco e veja se ela se abre. Caso não abra, não force, isso é sinal de que a semente ainda não está pronta.

Cápsulas verdes de gerânio que se formaram após as flores secarem.

Cápsulas secas e sementes de gerânio após a eclosão.


Como preparar o substrato e germinar as sementes

Prepare o substrato com terra vegetal ou já comprada pronta para a germinação. Usei duas partes de substrato pronto para meia de areia média de rio lavada. Procure plantar, de preferência, na primavera ou verão.

Umedeça o substrato mas, sem encharcar. Coloque as sementes e cubra com uma camada fina de substrato. Borrife água por cima.



Para fazer o efeito estufa e acelerar a germinação, coloque um papel filme por cima do vaso ou uma sacolinha. Pode usar também uma estufa feita com materiais reciclados. Tem postagem sobre estufa caseira no link abaixo.




Pelo menos a cada dois dias, abra e veja se o substrato continua úmido e para correr ar e evitar fungos. Caso ela apresente fungos, a germinação poderá ser comprometida. 

Fiz o plantio em 29/07/2019 de 3 sementes. Dessas, duas germinaram, sendo que matei uma afogada. A primeira germinação ocorreu em 01/09/2019. Foto da mudinha de gerânio (Pelargonium) foi tirada em 06/11/2019.

A germinação costuma ocorrer entre 7 e 14 dias. Entretanto, dependo da época plantada, a germinação pode ser atrasada. No meu caso, demorou pouco mais de um mês. Isso aconteceu por eu ter plantado no inverno e as sementes acabaram hibernando antes de germinar (o que ocorreu próximo à primavera, época um pouco mais quente). 


Foto da mudinha de gerânio (Pelargonium) tirada em 11/09/2019.

Ela cresce bem rápido! Aqui a mudinha de gerânio (Pelargonium) está com pouco mais de 2 meses. Ela está com as folhas amareladas assim devido ao excesso de água.


Após 30 dias já é o ideal para começar a adubar. Use adubo orgânico ou químico para floração. No começo coloque uma quantidade menor que o recomendado pelo fabricante e seguindo sempre a época certa.

Se for cultivar em vaso, evite adubo com muito mais nitrogênio, pois ele irá fazer com que a planta cresça muito e nesse caso o foco é a floração em abundância.

Bem fácil, né?!


Boa sorte e bom cultivo!

Quer aprender a germinar sementes de outras espécies?

Você também pode gostar

0 comentários