Callisia fragrans: como cultivar e fazer florescer

A Callisia fragrans é uma ótima planta para iniciantes! De flores perfumadas e folhas que a faz parecer uma bromélia (mas não é), é de fácil cultivo e ótima para ter ao ar livre e dentro de casa.


Flores de Callisia fragrans.


Conhecendo a Callisia fragrans

Mais uma das lindas plantas que minha mãe cultiva! Nativa do México e também de algumas partes da América do Sul, é uma herbácea perene, da família das Commelinaceae que dão folhas levemente carnudas verdes, roxas e também verde variegata (Callisia fragrans 'Melnikoff''), que podem chegar a 40 cm de altura e 10 cm de largura. Cresce de forma rasteira e seus caules rastejantes se espalham criando raízes e dando origem às novas plantas. As flores brancas de aproximadamente 6 mm, nascem em hastes que podem atingir até 1,5 m de comprimento. Considerada uma suculenta, é possível cultivar no chão e também em vasos suspensos; esse último ela parece gostar mais.

Plantas "bebês" que nascem nos caules da Callisia fragrans.


Como cultivar


Substrato

Deve ser cultivada em substrato com muita matéria orgânica e boa drenagem.  Duas partes de substrato pronto para jardim para uma de esterco bovino curtido e meia de areia média/grossa de rio lavada,  é o ideal.

Pode ser cultivada no chão, sendo rasteira e as raízes que se formarem ao longo do caule, originará outras plantas que se fixaram também. Já o cultivo em vaso, será uma planta pendente com ramificações e plantas "bebês"; o efeito é muito bonito.





Rega

A planta tolera curtos períodos de seca, mas prefere o substrato levemente úmido. Em uma cidade onde o clima é mais ameno, pode-se regar umas duas vezes por semana. A dica é: coloque meio dedo no solo e veja se já está na hora de regar novamente. Evite encharcar para que às raízes não apodreçam.


Clima

Pode cultivá-la em pleno sol, entretanto, aconselho a colocar em um local à meia sombra, mas que receba raios solares filtrados, como embaixo de alguma árvore que a copa não seja muito densa e fechada. Quando ela fica exposta ao sol às folhas ficam arroxeadas. A planta da foto tem algumas partes roxas, por que recebe raios solares filtrados embaixo de uma mexeriqueira. É possível cultivar dentro de casa desde que, deixa ela em um local onde receba muita luz.

A Callisia fragrans maior é a planta "mãe" e a cor arroxeada é devido a exposição aos raios filtrados que ela recebe.


Adubação

Dê preferência sempre por adubos orgânicos, mas caso não tenha acesso pode usar um com NPK  4-14-8 de floração, sempre respeitando a instrução do fabricante; na dúvida coloque menos. Adube na primavera, verão e começo do outono, nunca no inverno.


Floração

As flores são de um perfume maravilhoso adocicado, mas não enjoativo, que aparecem no outono e às vezes na primavera. Assim que elas se abrem a duração é curta, de aproximadamente 12 horas. Para que ela floresça é necessário sempre adubar!

Hastes florais da Callisia fragrans.


Polinização

Geralmente pelo vento ou algum inseto. Não é necessária uma segunda planta para que haja a polinização.


Propagação

Sementes: após às flores secarem, havendo a polinização dará sementes dentro de uma pequena cápsula. Ainda não consegui sementes para testar a germinação.

Corte de novas mudas: após os "nós" dos caules, sempre se formam novas mudas. Para tirar é só cortar uns dois dedos antes do "nó" e plantar. As raízes iram nascer assim que colocá-la no substrato; às vezes as raízes aparecem antes.

Desenho (ou pseudo-desenho, rs), de como tirar muda de Callisia fragrans. Espero que ajude!



Poda

Só é necessário fazer em dois casos:

Para fazer novas mudas ou para evitar que o caule fique muito longo e os "bebês" mais espaçados. Nesse caso, assim que nascer uma nova primeira planta "bebê", corte antes do "nó"; assim as plantas crescerão mais próximas.


Toxidade

CUIDADO! Ela solta um leite que pode causar irritação na pele de humanos e animais.


Longevidade

Costuma durar muitos anos, mas pode acontecer de perderem as folhas inferiores e acabar ficando "feia"... Nesse caso é só pegar uma nova muda e substituir.

Callisia fragrans em vaso suspenso, embaixo de uma mexeriqueira.

Boa sorte e bom cultivo!



Quer aprender a cultivar outras espécies?




Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário e em breve responderei!


Você também pode gostar

0 comentários