Callisia fragrans: como cultivar e fazer florescer
A Callisia fragrans é uma ótima planta para iniciantes! De flores perfumadas e folhas que a faz parecer uma bromélia (mas não é), é de fácil cultivo e ótima para ter ao ar livre e dentro de casa.
![]() |
Flores de Callisia fragrans. |
Conhecendo a Callisia fragrans
Mais uma das lindas plantas que minha mãe cultiva! Nativa do México e também de algumas partes da América do Sul, é uma herbácea perene, da família das Commelinaceae que dão folhas levemente carnudas verdes, roxas e também verde variegata (Callisia fragrans 'Melnikoff''), que podem chegar a 40 cm de altura e 10 cm de largura. Cresce de forma rasteira e seus caules rastejantes se espalham criando raízes e dando origem às novas plantas. As flores brancas de aproximadamente 6 mm, nascem em hastes que podem atingir até 1,5 m de comprimento. Considerada uma suculenta, é possível cultivar no chão e também em vasos suspensos; esse último ela parece gostar mais.
![]() |
Plantas "bebês" que nascem nos caules da Callisia fragrans. |
Como cultivar
Substrato
Deve ser cultivada em substrato com muita matéria orgânica e boa drenagem. Duas partes de substrato pronto para jardim para uma de esterco bovino curtido e meia de areia média/grossa de rio lavada, é o ideal.
Pode ser cultivada no chão, sendo rasteira e as raízes que se formarem ao longo do caule, originará outras plantas que se fixaram também. Já o cultivo em vaso, será uma planta pendente com ramificações e plantas "bebês"; o efeito é muito bonito.
Rega
A planta tolera curtos períodos de seca, mas prefere o substrato levemente úmido. Em uma cidade onde o clima é mais ameno, pode-se regar umas duas vezes por semana. A dica é: coloque meio dedo no solo e veja se já está na hora de regar novamente. Evite encharcar para que às raízes não apodreçam.
Clima
Pode cultivá-la em pleno sol, entretanto, aconselho a colocar em um local à meia sombra, mas que receba raios solares filtrados, como embaixo de alguma árvore que a copa não seja muito densa e fechada. Quando ela fica exposta ao sol às folhas ficam arroxeadas. A planta da foto tem algumas partes roxas, por que recebe raios solares filtrados embaixo de uma mexeriqueira. É possível cultivar dentro de casa desde que, deixa ela em um local onde receba muita luz.
![]() |
A Callisia fragrans maior é a planta "mãe" e a cor arroxeada é devido a exposição aos raios filtrados que ela recebe. |
Adubação
Dê preferência sempre por adubos orgânicos, mas caso não tenha acesso pode usar um com NPK 4-14-8 de floração, sempre respeitando a instrução do fabricante; na dúvida coloque menos. Adube na primavera, verão e começo do outono, nunca no inverno.
Floração
As flores são de um perfume maravilhoso adocicado, mas não enjoativo, que aparecem no outono e às vezes na primavera. Assim que elas se abrem a duração é curta, de aproximadamente 12 horas. Para que ela floresça é necessário sempre adubar!
![]() |
Hastes florais da Callisia fragrans. |
Polinização
Geralmente pelo vento ou algum inseto. Não é necessária uma segunda planta para que haja a polinização.
Propagação
Sementes: após às flores secarem, havendo a polinização dará sementes dentro de uma pequena cápsula. Ainda não consegui sementes para testar a germinação.
Corte de novas mudas: após os "nós" dos caules, sempre se formam novas mudas. Para tirar é só cortar uns dois dedos antes do "nó" e plantar. As raízes iram nascer assim que colocá-la no substrato; às vezes as raízes aparecem antes.
![]() |
Desenho (ou pseudo-desenho, rs), de como tirar muda de Callisia fragrans. Espero que ajude! |
Poda
Só é necessário fazer em dois casos:
Para fazer novas mudas ou para evitar que o caule fique muito longo e os "bebês" mais espaçados. Nesse caso, assim que nascer uma nova primeira planta "bebê", corte antes do "nó"; assim as plantas crescerão mais próximas.
Toxidade
CUIDADO! Ela solta um leite que pode causar irritação na pele de humanos e animais.
Longevidade
Costuma durar muitos anos, mas pode acontecer de perderem as folhas inferiores e acabar ficando "feia"... Nesse caso é só pegar uma nova muda e substituir.
![]() |
Callisia fragrans em vaso suspenso, embaixo de uma mexeriqueira. |
Boa sorte e bom cultivo!
Quer aprender a cultivar outras espécies?
Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário e em breve responderei!
Deixe um comentário e em breve responderei!
12 comentários
Interessante suas explicações. Mas a minha está na água hã uns sete meses. E está dando vários brotos. Quem me deu falou pra deixar na água. Dentro de casa não deu brotos, mas coloquei no sou e está cheia de brotos. Parecem uns bracinhos.
ResponderExcluirVc acha que devo plantar??
Obrigada
Olá, Tânia. Tudo bem? Seja bem-vinda! Então, eu conheço somemte essa forma de cultivo. Mas por ser uma suculenta, creio que colocar para brotar na água, seja um meio mais rápido de criar raízes e brotos nela. Ao longo prazo, uma suculenta pode apodrecer pelo excesso de água, e pode também se queimar por deixar no sol junto com água, definitivamente cozinhar. Mas se quem te deu cultiva assim e dá certo, creio qu vale a pena tentar. Só fico na dúvida se irá florir. Ela gosta de semi-sombra para florir. Mas vou procurar pesquisar mais sobre ela. Se eu achar algo sobre cultivo dela em água, posso te enviar e também, quando pegar um broto farei um teste. Se quiser me enviar seu e-mail, te envio por lá se achar algo. Obrigada pela visita! 😊😘 Meu email: minijardimecia@gmail.com
ExcluirObrigado pelas informações
ResponderExcluirOlá! Eu que agradeço pela visita e pelo carinho! 😊
ExcluirA minha floreceu hoje. Nem sabia que dava flores. E estava em um vidro sobre pedras e areia sem plantar. Adeliasilvaambrosio@gmail.com
ResponderExcluirOlá,Adélia! Seja bem-vinda! 😊 São lindas, né? Sentiu o perfume? É franquinhk, mas muito gostoso! Que bacana saber que cultiva ela assim, não sabia! Assim que passar a quarentena, vou pegar uma muda dela e tentar cultivar em casa. Vamos ver se consigo! Obrigada pelo carinho e por compartilhar sua conquista! 😊
ExcluirHá 1 ano procuro informação sobre esta perfumada flor e só agora consegui pesquisando vocês. Muito, muito obrigada! Agora sei é uma suculenta minha Callisia Fragrans.
ResponderExcluirOlá! Seja bem-vinda!! Fico muito feliz de saber que o blog te ajudou a identificar sua planta!! 😍 Eu que agradeço o carinho! Ela é uma suculenta muito linda!! Bom cultivo!! 🌱😊
ExcluirOla a minha calisia é verde clara quase branca está em meia sombra porém ele não da flor .e da espécie? Tenho a muito tempo .plantada na terra com adubo e tu do mais.querua saber se essa espécie da flor ou não."infinity"
ResponderExcluirOlá, seja bem-vinda, Hévila! Perdão, pela demora em responder. Teria como me enviar fotos dela e o local onde cultiva? Me diga também como tem cultivado, assim posso ajudá-la melhor. Pode me enviar por email minijardimecia@gmail.com ou Instagram @minijardimecia ☺️
ExcluirA minha deu flor é agora está seca as flores e os galhos onde ficava as flores estão secas eu tenho podar esses galhos?
ResponderExcluirOlá! Seja bem-vinda Ana Claudia! Perdão, pela demora. É sempre bom poder os galhos secos para incentivar a planta a brotar mais. Corte bem rente a base do galho. 😊
Excluir