Como cultivar Oxalis Corymbosa 'Aureo-Reticulata'

Os trevos fizeram parte da minha infância e me chamam atenção não somente pelas suas lindas folhas e flores, mas também por suas variedades. A Oxalis corymbosa 'Aureo-Reticulata', tem folhas verdes com "veias"/linhas amarelo-ouro e que a torna mais especial pelo diferente. É uma planta de fácil cultivo e que pode ser uma ótima opção para decorar seu jardim ou sua casa.

Oxalis corymbosa 'Aureo-Reticulata'.

Conhecendo a Oxalis corymbosa 'Aureo-Reticulata'

Conhecido como falso-trevo, pois, o trevo verdadeiro tem 4 folhas. É uma planta perene que pode atingir 15 cm de altura, suas flores são pequenas e rosadas,  Nativa da América do Sul e tendo como sinônimo Oxalis debilis subsp. corymbosa 'Aureo-Reticulata', suas folhas contêm ácido oxálico e seu consumo deve ser evitado em grandes quantidades por ser tóxica.


Como cultivar


Solo

Deve ser cultivada em solo drenável, e de preferência neutro. Pode ser cultivado no chão e em vaso, esse colocando pedriscos no fundo, para ajudar no escoamento da água. Use duas partes de terra vegetal adubada para uma de areia média lavada; essa mistura de solo também pode ser usada para germinar os bulbos e sementes.




Rega

A planta tolera pequenos períodos de seca, entretanto, prefere solo levemente úmido, mas nunca encharcado. Evite molhar as folhas, caso a planta pegue sol. Para manter a umidade por mais tempo, utilize folhas mortas como forração do solo. Caso às folhas estejam ficando amarelas, um dos motivos pode ser o excesso de água. Diminua a rega nesse caso, até ela se recuperar.


Luz

Pode ser cultivada à meia-sombra, mas florescerá em abundância se receber bastante luz, podendo ser o sol da manhã. Em locais muito quentes, evitar o sol dia todo. Caso vá cultivar dentro de casa, escolha uma janela onde bata o sol da manhã, caso contrário ela crescerá mais alta, espalhada e poderá florescer bem pouco.


Adubação

Ela gosta de adubo orgânico, como húmus de minhoca e esterco bovino, mas também pode ser adubada com adubo químico de floração 4-14-8, usando igual à indicação do fabricante ou menos. O adubo orgânico pode ser usado a cada 3 meses.


Folhas de Oxalis corymbosa 'Aureo-Reticulata'.


Floração

Se bem cultivada pode florescer o ano todo, com flores que podem ter de 2,5 a 5 cm de tamanho.

Flores de Oxalis corymbosa 'Aureo-Reticulata'.


Polinização

Por ter o órgão feminino acima do masculino, com variações em suas flores, acaba dificultando a autopolinização, sendo necessária a polinização cruzada que,  geralmente é feita por abelhas. 


Propagação

Bulbos: podem ser comprados ou colhidos da planta e se localiza entre as raízes e o caule, no solo. No outono ou início da primavera, é só colocar em solo bem drenável e úmido, de 2 a 3 cm de profundidade e cobrindo levemente (sem apertar). Pode plantar de qualquer lado, eles irão crescer em qualquer posição. Evite que seque até que a planta tenha pelo menos 5 cm. Se bem cultivado, irá dar flores em até 2 meses e meio.

Sementes: elas ficam em bagas bem pequenas que nascem onde era a flor, após a polinização. Em um vaso definitivo, coloque o solo para germinação, molhe até sair água pelos furos. Semeie às sementes e cubra com uma leve camada de solo, umedecendo com cuidado para não espalhar as sementes.

Cubra o vaso com um plástico ou coloque em uma estufa, mantendo em local quente, iluminado e longe do sol. Verifique o solo todos os dias para ver se há necessidade de molhar novamente. Assim que aparecer as primeiras hastes, remova o plástico. Só adube quando a planta tiver pelo menos umas 4 folhas.

A germinação pode levar de 7 a 14 dias.


Veja também:

Como cultivar Oxalis hirsutissima - azedinha-de-flor-amarela


Poda

Só pode as folhas quando elas estiverem secas ou amarelas.


Longevidade

Por ser uma planta que dá bulbos, eles se multiplicarão, fazendo com que uma nova nasça, substituindo a que venha a morrer.


Folhas de Oxalis corymbosa 'Aureo-Reticulata'.


Boa sorte e bom cultivo!



Quer aprender a cultivar outras espécies?




Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário e em breve responderei!


Você também pode gostar

5 comentários

  1. Linda!!
    Busco ha tempos! Adorei abordagem.
    Onde encontrar?bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arlete! Seja bem vinda! Perdão, apaguei a postagem anterior pois fiz confusão com as plantas, rs. Essa minha mãe que mora em outro estado tem. Ainda não vi sementes dela,as quando for lá e tiver posso te enviar. Me mande um e-mail para eu guardar aqui e te avisar,caso eu consiga. Meu email é minijardimecia@gmail.com. bjos ☺️😘

      Excluir
  2. Que linda é você
    Obrigada!!
    Procuro essa lindeza há muito tempo!
    Te agradeço um montão se conseguir me dar pelo menos o caminho das pedras rsrs.
    Obrigada!!
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Nos meus vasos estão nascendo os de quatro folhas. É normal isso?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amilton! Dê uma olhada se todos galhinhos tem quatro folhinhas ou se foi sorte, hehe. As vezes as azedinhas convencionais podem nos surpreender com um galhinho com quatro folhas. Caso seja o verdadeiro trevo, eles são pequenos bulbos que podem ter vindo junto com a terra ou traduzo por algum animal. A terra onde eles estão nascendo foram compradas ou é do jardim mesmo?

      Excluir