Pesquisar este blog

sábado, 20 de julho de 2019

Como cultivar o raro antúrio-batman (Anthurium x macrolobium)

O Anthurium x macrolobium é conhecido popularmente como antúrio-batman, pela semelhança de suas folhas com o símbolo do herói morcego dos quadrinhos. É uma espécie difícil de se encontrar e a planta que minha mãe tem, foi plantada pelo meu falecido vó há alguns anos. Minha mãe me presenteou com várias sementes*, me passou informações de como cultivar e irei compartilhar com você.

A enorme folha do Anthurium x macrolobium comparando com o tamanho da minha mão.


O Anthurium x macrolobium é um híbrido, e seus possíveis progenitores (não sei qual a fonte certa) podem ser: A. clarinervium e A. pedatoradiatum ou A. leuconeurum e A. pedatoradiatum.. É uma planta perene, de fácil cultivo e de grande valor ornamental que, pode crescer até 1 metro. Pertencente à família Araceae, suas brácteas (folhas modificadas) são da cor verde e a espiga, preta.

Em minha mão está a bráctea da cor verde e a espiga (espádice) na cor preta, e aonde sai às flores e as sementes.

É possível cultivá-la ao ar livre ou em ambiente interno


Em ambiente externo: plante em um local que tenha boa luminosidade, podendo receber os raios solares da manhã, mas evitando a exposição o dia todo, para evitar queimadura nas folhas.

Em ambiente interno: coloque o vaso em local com bastante luminosidade ou que tenha luminosidade em 60% do dia. Evite o sol da tarde. Como a planta gosta de umidade, evite deixar o vaso onde tenha corrente de ar e caso o ar esteja seco, borrife água em suas folhas, pelo menos duas vezes por semana.


Solo

O solo para plantio, deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem para evitar encharcamentos.


Rega

Regue sempre que o solo começar a secar, evitando que seque por completo. Ao ar livre, em uma região que a temperatura não passe de 30 graus, pode regar duas vezes na semana. A dica é regar bem o solo. Em ambiente interno, coloque sempre o dedo para ver se há necessidade de regar.  Em ambos os casos, evite o encharcamento.




Adubação

Dê preferência a adubos orgânicos, como farinha de osso e esterco bovino, colocando pelo menos a cada 3 meses, mas não ao mesmo tempo.


Floração

Há uma confusão com relação às flores dos antúrios. Onde muitos pensam que são flores, são espatas, um tipo de brácteas, que lembram pétalas, mas são folhas modificadas que tem a função de proteger as flores. Às flores são minúsculas e ficam na espádice, que pode chegar a ter mais de 20 cm. Somente um ano após o plantio que a planta começa a florescer. Fiz um desenho (do jeito que consegui, rs) para explicar melhor.

Desenho explicando o que são e aonde estão às brácteas, espádice, floração e sementes da antúrio-batman (Anthurium x macrolobium).


Como reproduzir o antúrio-batman

Sementes: quando maduras, são de cor alaranjada e precisam ser plantadas assim que são colhidas.

* As que ganhei foram colhidas há mais de 30 dias. Como minha mãe mora em outro estado, esperei quando fosse até lá para pegar, já que ela também tinha separado de outras espécies. Tentarei germiná-las e assim que conseguir, irei fazer uma postagem sobre a forma correta e sobre a taxa de germinação, quando armazenadas.

Sementes de antúrio-batman - Anthurium x macrolobium, colhidas há mais de 30 dias.

Divisão: mudas que nascem junto a planta principal. Pegue uma muda que já tenha alguns caules, raízes e folhas, para maiores chances de desenvolvimento.



Planta tóxica para animais domésticos


Todas as partes da planta contêm oxalato de cálcio, que pode causar irritação na boca e esôfago.

O antúrio-batman (Anthurium x macrolobium) plantado no chão.

Bom cultivo e até breve!

Quer ver Dicas de Cultivo de outras espécies?


Qualquer reprodução (total ou parcial de textos ou imagens) do conteúdo divulgado no Blog "minijardimecia.com", sem a prévia autorização, é proibida. Conheça a Lei 9.610 e o artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário