Pesquisar este blog

Tradutor Blog/Translate Blog

sábado, 11 de maio de 2019

Como cultivar cacto-dedal (Mammillaria gracilis) e fazer florescer

Quer um cacto pequeno, de poucos cuidados e que possa deixar dentro de casa?

O cacto Mammillaria gracilis, é uma ótima opção! São pequenas hastes cilíndricas verdes, com espinhos brancos que lembram estrelas, fazendo com que, pareça que a planta esteja coberta com rendas. Essa espécie cresce até 13 cm de altura e 5 cm de largura, fazendo um lindo aglomerado.

Cacto-dedal (Mammillaria gracilis) com sua primeira e delicada flor cor de creme.


Como cultivar  


Originária do México, a Mammillaria gracilis é perfeita para iniciantes! Sendo possível cultivar dentro de casa, exigindo pouco cuidado, desde que, tenha muita luminosidade. Ao ar livre, gosta de ser cultivada em sol pleno.



Solo

Necessita de solo bem drenável. Pode-se usar 1 parte de areia para ½ (meia) de terra. Use sempre pedriscos no fundo do vaso para ajudar na drenagem.


Rega


Para evitar acúmulo de água na planta, o ideal é a rega por imersão, colocando o vaso dentro de uma vasilha com água e até absorver bem, após, deixar escorrer bem e só regar novamente quando o solo estiver totalmente seco. Caso esteja plantada no chão, regue com cuidado e evite usar mangueiras com jatos fortes, para não quebrá-la.

Floração

O cacto-dedal produz lindas e delicadas flores na cor creme, que pode medir até 12 mm de largura. O segredo para que floresça, é que, seja cultivado em pleno sol. Caso deixe dentro de casa, procure uma janela com boa incidência de luz e de sol, pelo menos meio período do dia. As flores costumam aparecer na primavera e no começo do outono. Assim que aparece um broto de flor, ele leva em média 6 dias para desabrochar e assim que abre, dura em média 3 dias. Logo ela murcha e dá as sementes.



Reprodução
Por separação das ramificações ("filhotes" que dão na planta principal): retire com cuidado, usando luvas ou com tesoura/estilete esterilizado. Retire e deixe secar por alguns dias antes de plantar. Plante no mesmo vaso ou em outro com 1 parte de areia para ½ (meia) de terra. Regue como a planta adulta.

Por sementes: após, a flor murchar, caso ela tenha sido polinizada, irá aparecer uma baga de sementes. Espere a baga amadurecer e retire com cuidado. Ao abrir, irá ver as sementes pequeninas e pretas. Plante em um vaso com areia, semeando-as por cima. Para não levantar as sementes, regue por imersão e coloque em uma estufa, de preferência. Mantenha o solo sempre úmido, até começar a aparecer aquelas pequenas bolinhas verdes, com pequenos espinhos brancos. Nunca deixe o solo encharcado.



Adubação
Não há necessidade de sempre estar adubando. Colocar um adubo para cactos ou até mesmo casca de ovo triturada seca de vez em quando para ajudar na manutenção e florescimento. Evite adubo orgânico que possa fermentar em volta da planta, para que ela não apodreça.

Sequências da floração da Mammillaria gracilis. Desde quando apareceu o primeiro broto de flor, abriu e murchou, foram 12 dias. O tempo de permanência da flor aberta é bem curso, sendo em média de 3 dias.



Quer aprender a cultivar outras espécies?



      Qualquer reprodução (total ou parcial de textos ou imagens) do conteúdo divulgado no Blog "minijardimecia.com", sem a prévia autorização, é proibida. Conheça a Lei 9.610 e o artigo 184 do Código Penal.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário