COMO GERMINAR SEMENTES DE JACARANDÁ-MIMOSO (JACARANDA MIMOSIFOLIA)

As sementes de jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), são bem fáceis de serem germinadas, as mudas são delicadas e a árvore é um espetáculo da natureza!

Atualizado em 18/03/2019

Conhecendo o jacarandá-mimoso


Da família Bignoniaceae, o jacarandá-mimoso pode crescer até 15 metros, sendo nativo da Argentina, Bolívia e sul do Brasil. Suas folhas medem 40 cm de comprimento, são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais delicados e se concentram na extremidade dos ramos.

No inverno, perde suas folhas e na primavera até o início do verão, dá lugar às lindas e perfumadas flores roxas azuladas que parecem sininhos. Ao cair, suas flores formam lindos tapetes pelo chão. Os frutos são cápsulas lenhosas, muito duras, ovais, achatadas, com numerosas sementes. O jacarandá está em perigo de extinção em seu 'habitat'.

Essa espécie, dá um belo bonsai.

Forma de cultivo no final da postagem.

Flores de jacarandá-mimoso e mudas obtidas através da germinação de sementes.

Flores e folhas de jacarandá-mimoso.

Árvore de jacarandá-mimoso em uma praça.


Como germinar as sementes de jacarandá-mimoso


Normalmente, as cápsulas já abrem ainda na árvore, fazendo com que as sementes sejam dispersadas, por isso, poderá ter uma certa dificuldade de achar alguma. Procure aquelas que ainda não abriram, mas já estão secas. Encontrei uma ao chão, e apesar de já estar aberta, tinha somente 3 sementes.

Cápsula com sementes aladas de Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia).


Usei copos descartáveis com furos no fundo, mas poderá usar outro recipiente e até mesmo o vaso definitivo. Prepare o solo com uma parte de terra vegetal adubada (podendo ser aquela já pronta com substrato), e meia de areia média lavada. Quando foi plantada, o clima estava aproximadamente entre 31 e 34 graus.




Umedeça o solo antes de colocar as sementes.


Coloque as sementes por cima do solo umedecido.

Coloque uma camada de um 1 cm de solo, sobre as sementes e umedeça.

Coloque etiqueta com a identificação da planta e a data do plantio, para facilitar depois, caso venha a plantar mais espécies. A data ajudará a saber sempre a idade da sua planta.

Coloque um plástico para proteger e manter a umidade do solo. Retire a cada dois dias, por alguns segundos, para não criar fungos.


Foram plantadas 3 sementes de jacarandá-mimoso e levaram de 7 a 11 dias para germinarem; com 100% de germinação.

Armazene às sementes somente até 90 dias, após, poderá perder drasticamente a chance de germinação.



Foto tirada em 02/10/2018, da muda que germinou primeiro em 23/09/2018.

Foto tirada em 08/10/2018, da segunda e terceira mudas, que germinaram em 27/09 e 04/10/2018, respectivamente.

Atualizado em 18/03/2019

Fotos da primeira muda com quase 5 meses e 18 cm de altura.

Foto tirada em  18/03/2019, da primeira muda, com quase 5 meses após a germinação.


Detalhe da coloração.

Foto tirada em  18/03/2019, da primeira muda, com quase 5 meses após a germinação.
O avermelhado nas folhas e galhos, é por ela ficar direto no sol.



Transplante e como cultivar


  • Quando a muda estiver com 3 pares de galhos, coloque aos poucos no sol. 

  • Transplante, solo e rega: faça o transplante, quando a planta alcançar o tamanho de 30 cm. Use solo fértil, arenoso e bem drenado, mantendo-a sempre úmida até a planta pegar. Após, regue quando o solo secar, evitando longos períodos de seca. Não tolera solo com sal.

  • Luz e Clima: Apesar de se adaptar a meia-sombra, o indicado é pleno sol; evitando o frio excessivo.

  • Adubação: Adube sempre, menos no inverno e dando preferência aos adubos orgânicos.



Fontes sobre o jacarandá:  Wikipedia, Algarve Saiba Mais, Apremavi e "Minhas observações".


Boa sorte e bom cultivo!



Quer aprender a cultivar outras espécies?




Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário e em breve responderei!



Você também pode gostar

9 comentários

  1. Plantei, germinou mas a mudinha foi ficando preta e morreu. Aconteceu com todos os meus. O que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seja bem-vinda (o)! Pode ter acontecido duas coisas: Excesso de água - nesse caso se sua planta foi ficando preta e mole, é sinal que atuou demais. Mesmo após a germinação, é preciso manter a umidade até ela ter uns 5cm, depois diminua e deixe secar um pouco. Para controlar melhor, pode plantar direto na areia, porque ela drena bem. Outra situação pode ser algum fungo, causado pelo excesso de água. Para ter mais sucesso na germinação faz assim, germina a semente na areia média de Rio lavada, não pode ser de mar. Deixe em um local onde bata luz, mas não sol direto. Regue quando ver a terra seca por cima e olhe se não acumula água no fundo. Quando estiver com uns 15 cm transplante para a terra, em uma mistura de meia medida de areia para 1 e meia de terra. Coloque pedras no fundo do vaso. Só uma dúvida: quando ela ficou preta, ela ficou mole ou dura? Assim conseguiria dar uma solução mais conclusiva.

      Excluir
    2. Quando tentar novamente, se quiser me mandar fotos ou videos para te ajudar, me envie por e-mail: minijardimecia@gmail.com. Boa sorte! :)

      Excluir
  2. As sementes do jacarandá mimoso não precisam ficar "de molho" antes de ir para a terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo. Seja bem-vindo. Não há a necessidade de deixar de molho. Assim que coloca na terra, ela estará úmida e isso já ajudará a germinação. O importante é manter o recipiente com o substrato e a semente em estufa, para que a água não seque. 😊

      Excluir
  3. Bom dia eu plantei Girassol Vermelho no condomínio aonde eu moro aqui em Bauru é único e chamou atençaõ de muitas pessoas que nunca viram esta flor maravilhosa, uma senhora com 97 anos de idade me questionou sobre a flor dizendo que não existi, ai busquei nas foto do meu celular, e mais bonita eu mostrei para ela, me abraçou chorando e disse: A obra é de Deus agora eu acredito no seu trabalho, agradeci com um abraço e fui embora nunca mais eu vi a senhor jo vem com seus 97 anos de vida. Jaime Prado - Bauru/SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaime! Seja bem-vindo! Que linda história! E obrigada pela maravilha que acaba de apresentar. Eu não sabia que existia girassol vermelho, busquei no Google e fiquei apaixonada! Deus é realmente incrível em suas criações. E a jovem senhora com certeza ficou encantada e percebeu que nós nunca vamos conhecer tudo o que Deus criou, pois criou muitas maravilhas! Obrigada! Abraços!

      Excluir
  4. Plantei muitas sementes despretensiosamente e só hoje vi seu blog!Adorei!
    Uma semente vingou e a arvorezinha está crescendo!!!! Fiquei encantada com o jacarandá mimoso! Há alguns pés na cidade de Ourinhos onde estou morando. Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sylvia! Seja bem-vinda! Fico feliz que tenha gostado. Obrigada! Os jacarandás são lindos demais!! É uma delícia ver ele crescendo. Você vai plantar no chão ou fazer bonsai? O meu irei tentar fazer um bonsai, vamos ver se consigo. Qualquer dúvida que tiver, pode contar comigo! ☺️😊

      Excluir