Como transplantar um cacto de forma segura (cacto pequeno)

Que os cactos são lindos e fáceis de cultivar, isso quase todo mundo sabe, mas conforme eles vão crescendo é necessário fazer o transplante e colocá-los em um vaso maior e dar um solo fresco

Os cactos tem espinhos e o contato direto com eles, podem machucar. Abaixo ensinarei a fazer o transplante e cito algumas formas de pegar o cacto sem correr o risco de ter os dedos e as mãos espetadas.

Caso queira aprender a fazer o banquinho da foto, é só clicar no link abaixo:

Para o cacto não ficar sozinho, dei-lhe um banquinho! Cacto-cabeça-de-velho ou old man cactus (Cephalocereus senilis)



Materiais que irá usar:


Solo para cactos: Pode ser que você já use um determinado solo e saiba as medidas para chegar ao solo ideal para suas plantas. Caso não saiba, deixo o que utilizo nas minhas.


Medidas:

  • 1 medida de terra vegetal adubada para 1 medida de areia grossa de construção (lavada).

Sempre coloque uma manta no fundo, de preferência a manta bidin. Eu usei um tecido de algodão, pois estava sem a manta e precisei fazer o transplante com urgência.

Dependendo do tamanho dos pedriscos, coloque de um a dois dedos de camadas. Os pedriscos ajudaram na drenagem da água e irá proteger as raízes.

Se protegendo dos espinhos...

O ideal é usar luvas de couro, mas nem sempre temos em casa esse tipo de luva. Então podemos improvisar, usando palitos ou hashis, pinças próprias para pegar plantas e até fitas de couro, enrolando em volta do cacto.


Pode parecer difícil usar palitos e até mesmo instável na hora de segurar. Mas saiba que com um pouco de treinamento, ficará craque e verá o quão é fácil e pratico.


Colocando o solo...

Coloque uma camada de areia grossa em cima dos pedriscos. Após, coloque um pouco do solo para cactos e coloque a planta, ainda segurando com os palitos, para manter ela de pé e vá preenchendo com o solo até cobrir as raízes. Caso o cacto fique instável sobre a terra, coloque mais até ele ficar mais firme.

Nós primeiros dias, evite deixar no sol. Vá colocando aos poucos no sol da manhã, até ele se acostumar, depois poderá ficar direto no sol.

Após o transplante, evite adubar, por pelo menos 30 dias.

Algumas pessoas decoram com pedrinhas brancas ou coloridas, eu prefiro deixar com uma "cara de deserto", colocando uma camada fina de areia grossa por cima.


Como transplantar um cacto de forma segura (cacto pequeno) Como transplantar um cacto de forma segura (cacto pequeno) Reviewed by Minijardim e cia. on julho 20, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário: