Ócna/Planta Mickey Mouse (Ochna serrulata) como cultivar e reproduzir
![]() |
Árvore Ochna serrulata, conhecida também como planta Mickey Mouse. |
Conhecendo a ócna/planta Mickey Mouse (Ochna serrulata)
Nativa da África do Sul, a ócna é da família Ochnaceae. O nome do gênero Ochna, vem da palavra grega "ochne", que significa "pera selvagem", devido à semelhança com a fruta, já o epíteto serrulata, vem da palavra em laitm "serratus", dentes serrados devido à margem de suas folhas serem serrilhadas.
De crescimento lento, esse arbusto semilenhoso pode chegar a 2 metros de altura e ocasionalmente a 6 metros, podendo ser cultivado tanto no chão, quanto em vasos. É também uma ótima opção para bonsai e como miniárvore para seu pequeno jardim em vaso.
Porque a ócna também é conhecida como planta Mickey Mouse?
Devido ao formato das sépalas se assemelharem a face, e os frutos maduros às orelhas do ratinho mais famoso dos desenhos. Olhe bem essa imagem e veja se não lembra (as sementes estão vermelhas nessa imagem, porém quando ficam pretinhas, parecem bem mais).
![]() |
Sépalas da Ochna serrulata e suas pequenas sementes. |
Floração e frutificação
A planta Mickey Mouse nos presenteia com flores perfumadas na cor amarela, que apesar da curta duração, tem uma beleza singela. Em suas sépalas vermelhas, nascem as sementes, que a princípio são da cor verde e quando maduras, ficam pretinhas e brilhantes, sendo de grande atrativo para os pássaros.
**Caso cultive ela em casa, cuidado com as crianças e os animais de estimação, pois as sementes são venenosas para eles.**
Duas frutificações seguidas - sementes.
Podem ocorrer duas frutificações seguidas, e normalmente na segunda as sépalas nascem menores e com menos frutos (sementes). Isso ocorre, pois a planta precisa poupar energia. Conforme as fotos abaixo.
Primeira frutificação: foto tirada em novembro de 2017 (primeira foto desta postagem);
![]() |
Ócna ou Planta Mickey Mouse (Ochna serrulata), com sépalas menores e quantidade menor de sementes. |
Apesar de ser uma planta exótica e rara de se encontrar por aqui, há uma crescente procura devido ao fácil cultivo e por se adaptar bem em pequenos ambientes, como apartamentos.
Em São Paulo capital, é possível apreciá-la no Parque Ibirapuera.
Cuidado! É uma planta invasora.
É considerada uma planta invasora, podendo se alastrar facilmente, pela dispersão das sementes pelos pássaros. Suas raízes são espalhadas e muito firmes, e sua copa é larga e espessa, podendo tomar o lugar de plantas nativas e expulsá-las de seu habitat. Não é recomendado o plantio em calçadas (por causa da dispersão das sementes), e nem em reflorestamento. O correto é plantas somente nativas!
Clima e regas
Gosta de sol pleno, para maior florescência, porém, tolera bem meia-sombra, vento e pode ser cultivada próximo a rios e mares. Apesar de tolerar secas, evite deixar muito tempo sem regar, pois ela pode se estressar ao ficar longos períodos sem água. Caso more em apartamento, coloque-as próximo a uma janela com alta incidência de luz, de preferência ensolarada. No inverno coloque-a em um local mais quentinho, mas longe de fontes de calor, como lareira e forno.
Induzir a floração (caso a planta não esteja florescendo)
A floração da ócna, ocorre na primavera e atrai abelhas e borboletas. Caso sua planta esteja com dificuldade para florescer, é só retirar as folhas delicadamente dois meses antes da primavera, deixando somente os botões. Assim ela direcionará a energia e seiva para os brotos. Após florescer, as folhas voltarão a brotar.
![]() |
Fases da floração até a frutificação da Ochna serrulata. |
Podar
Faça a poda após a frutificação, para manter um formato mais harmônico e para fortalecer a planta para próxima floração.
Propagar
- Por sementes
Devem ser plantadas imediatamente após a colheita em solo (não colocar na água ou algodão), não necessitando colocar na geladeira. Utilize um substrato drenado, mantendo a terra sempre úmida, mas não encharcada. As sementes levam em média 6 semanas para germinarem e demoram de 2 a 3 anos para ter a primeira floração.
Faça o transplante somente após a mudinha ter ao menos 6 folhas. As sementes da Ochna servem como alimentos para os pássaros.
Sobre a experiência na germinação (atualizado em 23/12/2017)
As sementes foram colhidas em 2 de novembro de 2017. Sendo semeadas quase uma semana após a colheita (o certo é semear no mesmo dia da colheita), em 7 de novembro. Das 6 sementes, 3 germinaram, sendo uma em 3 de dezembro, e as outras duas em 15 e 22 de dezembro (respectivamente). Acabei perdendo duas mudas, que duraram menos de 2 semanas e a que germinou primeiro (foto abaixo), está com aproximadamente 5 cm em duas semanas.
![]() |
Muda de planta Mickey Mouse (Ochna serrulata), duas semanas após a germinação, com aproximadamente duas semanas. |
- Por estacas
As estacas também devem ser plantadas logo após a colheita e diretamente em solo bem drenado, mantendo úmido e não encharcado. Para maior chance de enraizamento, coloque um saquinho ou até mesmo uma garrafa PET cortada, em cima da estaca, para manter a umidade.
Adubar
Para que a planta se mantenha saudável e sempre floresça, é necessário adubar a cada 30 dias, pelo menos, com adubo orgânico ou químico, como NPK 04-14-08. É necessário adubar com macro e micronutrientes, duas vezes ao ano.
Que tal ter uma?
Agora que sabe como cultivar Ochna serrulata, que tal trazer mais cor, beleza e delicadeza ao seu minijardim? Utilize-a como miniárvore, junto a outras plantas menores para composição.
Boa sorte e bom cultivo!
Quer aprender a cultivar outras espécies?
Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário e em breve responderei!
Deixe um comentário e em breve responderei!
2 comentários
Gostei das explicações .eu tenho dois pés e está começando a florescer .São lindas.
ResponderExcluirOlá, seja bem-vindo (a)! Fico feliz que tenha gostado! Obrigada! São lindas mesmo! As suas tem quantos anos? 😊
Excluir