TILLANDSIA: 3 PASSOS PARA RECUPERAR SUA PLANTA AÉREA QUE ESTÁ SECANDO

As Tillandsias (Tillandsia L.), são plantas resistentes que podem ser cultivadas em ambiente interno, mas, não podem ser negligenciadas e precisam de água e ar para sobreviverem. Lembrando sempre que extremos nunca é bom, nem muita água e nem pouca água.

Tillandsias mergulhadas em água.


Se sua planta está secando, mas tem a base com folhinhas verde, é possível recuperá-la em 3 passos.


1. Mergulhe a planta em um recipiente com água sem cloro, por pelo menos 8 horas e longe da luz, mas onde tenha ar.


    • A água de torneira tem cloro, mas é possível usá-la deixando-a "descansar" em uma vasilha de um dia para o outro, para que o cloro evapore. Use sempre em temperatura ambiente!



      2. Retire a da água e sacuda bem, em movimentos laterais e de ponta cabeça (isso serve para tirar toda a água que fica retida na planta,para que ela não apodreça).



      3. Retire todas as folhinhas secas (que não se recuperaram com a longa imersão) com os dedos e delicadamente. Caso tenha dificuldade em sair, deixe que elas saiam sozinhas. Após a "limpeza", ela poderá voltar ao recipiente (vaso, tronco, vidro).

      Tillandsia: 3 passos para recuperar sua planta aérea que está secando


      • Caso observe que sua planta está verde, porém com as folhas se soltando, pode ser excesso de água! Nesse caso diminua as imersões.
      • Faça a imersão de pelo menos 8 horas, só em caso de ter negligenciado a por muito tempo. Se ela está bem e com as folhas verdinhas, siga os cuidados do primeiro artigo (aqui).
      • Se mesmo assim ela continuar secando, é sinal de que está no fim e em breve morrerá. Mas não fique triste e leve como um aprendizado!



      Boa sorte e bom cultivo!



      Quer aprender a cultivar outras espécies?




      Tem alguma dúvida?
      Deixe um comentário e em breve responderei!


      Você também pode gostar

      4 comentários

      1. Como e onde consigo comprar tsllandia)

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá, seja bem-vinda (o)! Dê uma olhada em garden Center, aquelas floriculturas que vendem por atacado para paisagistas. As que consegui foram na natureza, mas lnrabdk de nunca retirar da árvore. Essas todas foram salvas do chão. Elas se soltam as vezes. Procure perto de árvores em locais mais úmidos e também em época úmida. Em praças, nas ruas também é possível encontrar. Olhe em volta das árvores, no chão e salve as que encontrar! 😊

          Excluir
        2. Oi, nós temos box no CEAGESP de São Paulo e vendemos alguns tipos de tillandsias
          Procure no Facebook
          EB Orquídeas

          Excluir
        3. Olá, Eurico! Seja bem-vindo! Bacana! Bom saber! Quando for para os lados daí, darei uma passadinha! Quando estiver com o PC vou publicar nessa postagem sua loja! ☺️

          Excluir