TILLANDSIAS (PLANTAS AÉREAS): COMO CULTIVAR E REPRODUZIR

As tillandsias (Tillandsia sp.), tem fama de serem difíceis de cultivar, mas é muito fácil! Elas não precisam de terra para ser cultivadas e com os cuidados certos, ela poderá durar anos e anos. Abaixo falo sobre a planta e como cultivar, seja ao ar livre ou dentro de casa. No Brasil existem várias espécies nativas, mas é possível encontrar espécies de outros países.

Tillandsia tricholepis.

As Tillandsias (Tillandsia sp.), são  plantas epífitas (plantas aérea), um tipo de bromélia que nasce em cima dos galhos das árvores, cercas e qualquer outro lugar onde ela se "agarra", apenas para sua sustentação. De crescimento lento, é uma planta que depende de água e nutrientes vindos do ar, mas ao contrário de outras plantas, ela não é uma planta parasita¹.

Tillandsia tricholepis na natureza.


    • Não retire as plantas que estão "presas", pois elas já estão adaptadas e ao retirar pode acabar machucando ou arrebentando suas raízes, além de ser um desrespeito com a natureza e o meio ambiente! Pegue somente a que cair sozinha. É fácil encontrar algumas que se soltam e caem no chão, podendo ser pisadas e não sobreviverem. Salvem essas!


    Ambiente


    O melhor ambiente para uma tillandsia é ao ar livre, embaixo de uma sombra fresca de uma árvore. Mas, caso queira cultivar em casa, deixe-a longe de terrários e potes fechados, definitivamente ela gosta de ar renovado sempre circulando. Coloque em um tronco, pendurado em uma parede, próximo a janela (desde que não bata sol), ou até mesmo em um terrário com outras plantas epífitas, mas com um terrário de boca larga e aberto.


    Regas

    Para sua tillandsia durar, é preciso de água na medida certa. Borrife água pelo menos uma vez por semana. Quando o clima estiver quente, dê um banho de imersão por pelo menos uma hora, de uma a duas vezes por semana (conforme a necessidade). No inverno ou quando o tempo estiver mais frio, dê um espaço de pelo menos 2 semanas. Use água sem cloro e com temperatura natural.



    Evitar o apodrecimento da planta

    Após o "banho", sacuda bem em movimentos laterais e de ponta cabeça para que toda água saia. Como ela se alimenta pelas folhas, se ficar água parada ela poderá diminuir a absorvição e apodrecer.



    Manter a saúde e a beleza da tillandsia

    Retirar sempre todas as folhas secas e/ou podres. Retire com cuidado! Use os dedos, e somente retire se ao puxar levemente, a folha sair com uma certa facilidade.


    Nutrientes (alimento)

    Use adubo líquido foliar para Bromélias, de acordo com as instruções do fabricante.


    Flores

    A Tillandsia floresce somente uma vez em seu ciclo de vida. Lembrando que após a floração, ela irá morrer. Mas se for bem cuidada deixará rebentos para continuar a encantar a decoração da casa! 

    • Dica: Durante a floração evite molhar as flores. Por ser bem delicada ela poderá apodrecer rápido.

    Flores de Tillandsia geminiflora. Essa floração é de um dos vários rebentos da matriz, que adquiri há 9 anos.


    Reprodução por sementes

    Sementes verdes e maduras de Tillandsia geminiflora.

    Após a floração, se ela for polinizada dará sementes e é possível germiná-la. O cultivo por sementes, em condições favoráveis, pode levar em média 5 anos até que a planta se torne adulta.
    Para germinar, plante o quanto antes após a colheita. Caso não dê, é possível congelar para que ela dure mas tempo, mas deixe em um pote fechado sem contato com a umidade e água. 

    Use placas de fibra de coco ou xaxim (caso já tenha, pois a venda está proibida), e coloque as sementes espaçadas para não formar touceiras. Como elas não gostam de "solo" encharcado, recomendo a borrifar água no ar a cima das sementes, deixando cair um pouco sobre ela. O importante é deixar o ar úmido. Na germinação ela precisará de claridade, mas menos que uma planta já adulta.



    Agora que aprendeu a cuidar as plantas aéreas, será mais fácil não perdê-las! E cuidado! Cultivar Tillandsias é viciante!



    ¹ São plantas que usam outras plantas para se alimentarem.



    Quer ver Dicas de Cultivo de outras espécies?



    Qualquer reprodução (total ou parcial de textos ou imagens) do conteúdo divulgado no Blog "minijardimecia.com", sem a prévia autorização, é proibida. Conheça a Lei 9.610 e o artigo 184 do Código Penal.

    Você também pode gostar

    0 comentários