Faça a flor-de-maio florescer em 3 passos!

A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é querida por sua durabilidade e belas flores, e assim como todas as plantas, precisam de alguns cuidados para florescer. Com essas dicas você sempre terá lindas flores para apreciar todos os anos.

O desabrochar das flores da flor-de-maio (Schlumbergera truncata).


Conhecendo a Shlumbergera truncata

Nativa do Brasil, pertence a família das Cactaceae. Essa linda epífita (planta que vive sobre as árvores), também é encontrada e apreciada em outros países. Florescem no inverno, e é conhecida como flor-de-maio, flor-de-seda e/ou flor-de-páscoa (Shumbergera truncata). A que é encontrada nos E.U.A, é a cacto-de-natal (Shlumbergera x buckleyi), que é do mesmo gênero e família, porém, espécies diferentes. De fácil cultivo, porém, sem os devidos cuidados poderão não florescer.






Faça florescer em 3 passos:
1. Transplante

Faça o transplante pelo menos uma vez a cada 3 anos, para manter a saúde da planta. Se faz muitos anos que não transplanta, esse pode ser um dos motivos para ela não estar florescendo. Caso o vaso esteja bem cheio, retire um pouco e redistribua em outro ou outros vasos. Faça o transplante no meio da primavera (no Brasil em outubro e nos E.U.A em abril), utilizando um solo bem drenante.
Apesar de ser uma epífita, que cresce sobre árvore ou locais sem solo, ela pode ser cultivada com a mistura de terra vegetal adubada (2 partes), casca de pinus triturada (1 parte) e areia média (1 parte).



2. Podar

Faça a poda próximo ao fim do verão — em fevereiro no Brasil —. Conforme a imagem abaixo, corte com uma tesoura ou a unha mesmo, os últimos "gomos" de cada "galho" da planta.

Corte somente um “"gomo" de cada "galho", para incentivar a brotação dos botões.
3. Adubação

Adube a planta somente um mês após o transplante, mensalmente até o final do verão. Use adubos orgânicos, como esterno bovino (curtido e misturado à terra), casca de ovo seco e triturado, farinha de osso (conforme instrução do produto), ou adubo químico, como NPK 04-14-08 ou algum mais completo para flores, que contenha macro e micro nutrientes. Na dúvida, use uma quantidade menor do que o indicado na instrução da embalagem. Nunca adube durante a floração.




Como cultivar

  • Ambiente e Rega
Coloque à meia-sombra, luz indireta ou direta, porém, longe do sol. Elas adoram ficar em local alto, como floreiras suspensas ou embaixo de árvores. Espere à terra secar para fazer a rega, pois, não gostam de solos encharcados e nem um longo período de seca. Na primavera/verão, caso o substrato venha a secar mais rapidamente, aumente a rega. Mesmo sendo um cacto, ela não tolera muito bem o calor, mas, precisa de ar circulando.

Sobre o sol: se for ameno, como no sul do Brasil, ela aceita bem. Entretanto, colocar no sol direto, em cidades muito quentes — como o Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Cuiabá, etc —, ela não irá suportar a radiação e desidratará até morrer.

Para induzir o crescimento de botões de flores, no outono diminua a rega, mantenha em um local mais frio e pelo menos 12 horas de escuridão à noite. Mantenha esse tratamento por pelo menos 8 semanas, ou até os brotos começarem a aparecer. Durante a floração, caso precise, pode voltar a aumentar as regas.

  • Propagar

Corte um "galho" com pelo menos 3 "gomos", deixe secar por 2 dias e coloque sobre o sol. Regue com pouca água e após nascer raízes, aumentar a rega. É possível propagar em qualquer época do ano.



Longevidade

Com todos os cuidados necessários, essa linda planta pode durar por várias gerações. A minha, por exemplo, mesmo tendo sido negligenciada durante um bom tempo,  já está há 14 anos comigo, mas ela deve ser mais velha, pois, ganhei a muda vindo de uma floreira bem mais antiga.



OBS.: especialistas em plantas ensinam as formas mais corretas de manutenção, porém, as dicas contidas nessa postagem, são de testes com a minha flor-de-maio e deu super certo. Já tinha seguido outras dicas e elas não floresciam a quase 10 anos. Então, teste e veja se essas dicas também servirão para a sua planta!



Agora é só esperar e acompanhar a floração de sua planta!


 Floração da flor-de-maio (Schlumbergera truncata).




Boa sorte e bom cultivo!



Quer aprender a cultivar outras espécies?




Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário e em breve responderei!


Você também pode gostar

18 comentários

  1. Boa tarde.Tenho meu vasinho plantado com flor de maio a mais de 3 anos,nunca floresceu,tirei mudas ,replantei em varios vasinhos ,mas não floresce.,me falaram que pode ser macho,existe isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa noite e seja bem vinda (o). Primeiramente todas as plantas florescem, sendo machos, fêmeas ou bissexuais, salvo as samambaias,musgos e avencas. Para a flor-de-maio florescer precisa de ambiente propício. Ela gosta de sombra ou até mesmo meia-sombra, desde que receba bastante claridade. Não tolera sol o dia todo. O solo precisa ser bem drenado e por ela ser uma epífita (planta que cresce sobre as árvores), ela não pode ser plantada em solo que possa compactar. Na publicação a cima, eu indico um solo propício para ela. Resumindo: sua planta irá florescer desde que você propicie o ambiente, solo, regas e adubos adequados. Siga o passo a passo dessa postagem, que irá dar certo. Regar somente quando estiver com o solo seco, ela não gosta de muita umidade ou encharcamento. A minha ficou mais de uma década sem florescer, até eu fazer esses passos. Quanto ao transplante, se já fez nos últimos 12 meses, não precisa fazer novamente. Só um complemento: Ela não gosta de sol direto, mas gosta de calor, então não indico deixar ela em local muito fresco, como dentro de casa por exemplo. Salvo no outono e inverno.Caso tenha mais dúvidas, pode me mandar por aqui, ou por e-mail: minijardimecia.com. Me chamo Daniela. Boa sorte! :)

      Excluir
  2. Olá!!! Eu tenho uma flor de maio, ela tem 1 ano e 6 meses, só que ainda nao floresceu, o que eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!! Tudo bem? A flor-de-maio é um cacto e os cactos em sua maioria precisam ser adultos para florescer. Ainda não consegui achar qual a idade adulta dele, mas em média os cactos levam 2 anos para florescer. Sua planta é de semente? Ou você usou uma folhinha para brotar? Caso seja uma folha, ela veio de uma planta que floresce? Quando a planta é reproduzida de outra planta que já floresce, as chances dela dar flor precocemente é maior. De qualquer forma, o mês de fevereiro (se for flor-de-outubro não é bom fazer esse mês) é o ideal para você seguir os passos dessa postagem. Adube ela um NPK de floração ou com casca de ovos seca e triturada. Antes de acabar o mês, tire todos os últimos gominhos (da ponta) da planta com a unha mesmo e com cuidado (nessa postagem tem uma foto mostrando o local certo). Deixa a planta em local com meia sombra ou sombra mesmo e de preferência em local mais fresco. A flor-de-maio gosta de dias mais curtos e tem cidades em nosso país, que os dias são mais longos; então precisamos ajudar a planta simulando esse encurtamento. A flor-de-maio também não gosta de muita água, então se a sua cidade for muito quente, coloque água de uma a duas vezes na semana, se for menos quente, somente uma vez. Se tiver mais dúvidas, pode me enviar por aqui ou por e-mail: minijardimecia@gmail.com. Boa sorte!! O segredo é dar o que ela precisa, induzir com as pinçadas dos gominhos (ela com medo de ser morta, irá soltar flores para gerar sementes e se reproduzir) e muita paciência e conversa!! Um ótimo final de semana e muitas flores para maio!!

      Excluir
  3. tenho uma a mais de 5 anos e nunca floresceu. mesmo eu tendo todo carinho e cuidado. é bem verde e linda ,mas flor nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa noite! Seja bem vinda (o)! Apesar de já ter passado fevereiro, tente ainda essa semana, tirar um Gominho de cada galho. Quem sabe ainda consiga estimular a floração? Se evite transplantar agora. Até no máximo no final desse mês, você pode adubar - coloque casca de ovos secas e trituradas, a planta irá adorar!! Se der certo, me conte depois!! Boa sorte!

      Excluir
  4. Oi eu tenho uma muda de flor De maio que plantei a 5 meses eu estou fazendo de tudo para ela se propagar a 2 meses troquei o substrato mas só agora vi que está saindo uma folha isso é normal?
    Oque eu estou fazendo de errado pra demorar tanto para brotar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa noite! Seja bem vindo (a)! O crescimento da flor-de-maio é razoavelmente rápido. O solo precisa ser bem drenável, assim como o solo para cactos (ela é um cacto). Deixe a terra secar,antes de regar novamente e deixe em um local com muita luz, mas sem sol direto. As daqui de casa crescem até rápido, mas elas já tem mais de gominhos.Para eu avaliar melhor, precisaria ver uma foto ou vídeo dela e do local que ela fica para poder te ajudar. Caso queira me enviar, esse é o meu e-mail: minijardimecia@gmail.com. Aguardo seu retorno!

      Excluir
  5. Olá eu ganhei duas flor de maio... são lindas estao bem floridas, minha dúvida é elas veio num vaso pequeno... posso transferir para um vaso maior quando deixar de dar as flores? E como faço isso sem danificar elas... estou apaixonada por elas... elas são rosa e laranja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia! Seja bem vinda! Sim, assim que todas as flores caírem pode transferir para um outro vaso. Quando for tirar, use um garfo e, com cuidado, mexa em toda a terra para deixá-la mais solta, antes de tirar a planta. Vai tirando com cuidado os galhinhos, usando o garfo. Caso quebre alguma, não tem problema. é só colocar por cima do solo que ela brota. Tem duas cores lindas! Eu queria todas as cores, mas moro em "apertamento" e, infelizmente, não cabe.

      Excluir
  6. Ótimos ensinamentos. Pelas perguntas e respostas, estou aprendendo um pouco. Mas como moro em apto....acho que ela não se adapta. Muita luz o tempo todo.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Olá! Seja bem-vinda(o)! Que bom que te ajudou a aprender um pouco sobre como cultivar a flor-de-maio. Se for iluminada, mas tiver um lugar no alto que não bata sol, ela irá adorar. Porém, se bater sol pela sacada toda, cultive cacto-rabo-de macaco! É lindo e as flores lembram da flor-de-maio! Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  8. Boa noite , desculpe a pergunta mas qual cor e dessa que vc postou , pois tenho dela mas não sei que cor e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, seja bem-vinda (o)! Quem me deu ela, disse que as flores eram na cor salmão. Eu também acho que ela é um rosa salmão, apesar de ter visto na internet que tem gente que chama a de cor laranja de salmão. Eu fecho em salmão! rsrs

      Excluir
  9. oi minha flor de maio está cheia de botao mas nada de abri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vinda (o). Quando os botões aparecem, eles podem levar até 8 semanas para se formarem e até mais 4 semanas para florescerem. Faz tempo que os botões de formaram? Como está a rega? A rega no outono e inverno é diminuída para incentivar a floração, e assim que os botões aparecem é necessário voltar a rega ao normal e deixá-la em local onde bate bastante luz indireta (nada de sol). Borrife água em volta da planta, para aumentar a umidade, mas cuidado com os botões para não pegar água e apodrecerem. Boa sorte!!

      Excluir
  10. Olá! Minha flor de maio está com os gominhos todos amarelados. Passei óleo de neem. Acho que no local que ela estava a incidência do sol estava forte, será que foi por isso? Tem como recuperá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seja bem-vinda (o). Se os gominhos estão amarelados e durinhos, é excesso de sol; as vezes eles ficam com as pontas avermelhadas também. Outro motivo pode ser o excesso de água, nesse caso estará amarelado e meio mole ou muito mole. Faça e o teste e veja: se for excesso de sol, só mover para um local com bastante luminosidade, quente e sem sol, pois a flor-de-maio é nativa de florestas úmidas e abaixo da copa da árvore, e a noite no escuro, se tiver luz durante a noite, também deixará amarelada. Assim que ela parar de receber os raios solares, ela voltará a ficar verde; se for excesso de água, suspenda até que o solo seque totalmente. E sempre regar quando o solo estiver bem seco. Quaisquer mais dúvidas, pode me enviar email com fotos também: minijardimecia@gmail.com. Boa sorte em

      Excluir