Faça a flor-de-maio florescer em 3 passos!

A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é queridinha por sua durabilidade e belas flores, e assim como todas as plantas, precisam de alguns cuidados para florescer. Com essas dicas você sempre terá lindas flores para apreciar todos os anos.

O desabrochar das flores da flor-de-maio (Schlumbergera truncata).


Conhecendo a Shlumbergera truncata

Nativa do Brasil, pertence a família das cactaceae. Essa linda epífita (planta que vive sobre as árvores), também é encontrada e apreciada em outros países. Florescem no inverno, e é conhecida como flor-de-maio, flor-de-seda e/ou flor-de-páscoa (Shumbergera truncata). A que é encontrada nos E.U.A, é a cacto-de-natal (Shlumbergera x buckleyi), que é do mesmo gênero e família, porém espécies diferentes.
De fácil cultivo, porém sem os devidos cuidados poderá não florescer.


Faça-a florescer em 3 passos:
1. Transplantar

Faça o transplante pelo menos uma vez a cada 3 anos, para manter a saúde da planta. Se faz muitos anos que não transplanta, esse pode ser um dos motivos para ela não estar florescendo. Caso o caso esteja bem cheio, retire um pouco e redestribua em outro ou outros vasos. Faça o transplante no meio da primavera (no Brasil em outubro e nos E.U.A em abril), utilizando um solo bem drenante.

Apesar de ser uma epífita, que cresce sobre árvore ou locais sem solo, ela pode ser cultivada em vasos com a mistura de terra vegetal (2 partes), casca de pinus (1 parte) e areia (1 parte).




2. Podar

Faça a poda proximo ao fim do verão, em fevereiro no Brasil. Conforme a imagem abaixo, corte com uma tesourinha ou a unha mesmo, os últimos "gominhos" de cada "galho" da planta.

Corte somente um "gominho" de cada "galho", para incentivar a planta a brotar;

3. Adubar

Comece a adubar a planta somente um mês após o transplante, mensalmente até o final do verão. Use adubos orgânicos, como esterno bovino (curtido e misturando a terra), casca de ovo seco e triturado, farinha de osso (conforme instrução do produto), ou adubo químico, como NPK 04-14-08 ou algum mais completo para flores, que contenha macro e micro nutrientes. Na dúvida, use uma quantidade menor do que o indicado na instrução da embalagem. Nunca adube durante a floração.



Ambiente e rega

Colocar à meia-sombra, luz indireta ou direta, porém longe do sol*. Elas adoram ficar em local alto, como floreiras suspensas ou embaixo de árvores. Espere a terra secar para fazer a rega, pois não gostam de solos encharcados e nem um longo período de seca. Na primavera/verão, caso o substrato venha a secar mais rapidamente, pode aumentar a rega. Mesmo sendo um cacto, ela não tolera muito bem o calor, porém precisa de ar circulando.

Sobre o sol: Se for um sol ameno, como no sul do Brasil, ela aceita bem. Mas colocar no sol direto, em cidades muito quentes, como Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Cuiabá e etc... Ela não suportará a radiação e desidratará até morrer.

Para induzir o crescimento de botões de flores, no outono diminua a rega, mantenha em um local mais frio e pelo menos 12 horas de escuridão a noite. Mantenha esse tratamento por pelo menos 8 semanas, ou até os brotos começarem a aparecer. Já durante a floração, caso precise, pode voltar a aumentar as regas.





Propagar

Corte um "galho" com pelo menos 3 "gomos", deixe secar por 2 dias e coloque sobre o solo, com substrato bem drenante. Regue com pouca água e após nascer raízes, aumentar a rega. É possível propagar em qualquer época do ano.



Longevidade

Com todos os cuidados necessários, essa linda planta pode durar por várias gerações. A minha por exemplo, mesmo tendo sido negligenciada durante um bom tempo,  já está há 14 anos comigo, mas ela deve ser mais velha, pois ganhei a muda vindo de uma floreira bem mais antiga.



OBS.: Especialistas em plantas ensinam as formas mais corretas de manutenção, porém as dicas contidas nessa postagem, são de testes com a minha flor-de-maio e deu super certo. Já tinha seguido outras dicas e elas não floresciam a quase 10 anos. Então, teste e veja se essas dicas também irão servir para sua planta!



Agora é só esperar e acompanhar a floração de sua planta!


Flor-de-maio florescendo (Schlumbergera truncata)

Faça a flor-de-maio florescer em 3 passos! Faça a flor-de-maio florescer em 3 passos! Reviewed by Minijardim e cia. on dezembro 17, 2016 Rating: 5

2 comentários:

  1. Boa tarde.Tenho meu vasinho plantado com flor de maio a mais de 3 anos,nunca floresceu,tirei mudas ,replantei em varios vasinhos ,mas não floresce.,me falaram que pode ser macho,existe isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa noite e seja bem vinda (o). Primeiramente todas as plantas florescem, sendo machos, fêmeas ou bissexuais, salvo as samambaias,musgos e avencas. Para a flor-de-maio florescer precisa de ambiente propício. Ela gosta de sombra ou até mesmo meia-sombra, desde que receba bastante claridade. Não tolera sol o dia todo. O solo precisa ser bem drenado e por ela ser uma epífita (planta que cresce sobre as árvores), ela não pode ser plantada em solo que possa compactar. Na publicação a cima, eu indico um solo propício para ela. Resumindo: sua planta irá florescer desde que você propicie o ambiente, solo, regas e adubos adequados. Siga o passo a passo dessa postagem, que irá dar certo. Regar somente quando estiver com o solo seco, ela não gosta de muita umidade ou encharcamento. A minha ficou mais de uma década sem florescer, até eu fazer esses passos. Quanto ao transplante, se já fez nos últimos 12 meses, não precisa fazer novamente. Só um complemento: Ela não gosta de sol direto, mas gosta de calor, então não indico deixar ela em local muito fresco, como dentro de casa por exemplo. Salvo no outono e inverno.Caso tenha mais dúvidas, pode me mandar por aqui, ou por e-mail: minijardimecia.com. Me chamo Daniela. Boa sorte! :)

      Excluir