Como fazer a manutenção do seu minijardim - plantas

É possível fazer com que seu minijardim dure muito tempo, até mesmo anos, mas para isso a manutenção é essencial. São 3 passos importantes que é preciso seguir para que suas plantas continuem saudáveis e seu pequeno jardim harmônico.


1. Regar


A planta quando está em seu habitat natural, vai em busca de água e alimento (nutrientes), em sua maioria, sozinha. Quando é condicionada a viver dentro de um vaso, com espaço reduzido, ela passa de independente para dependente de nós.

Cada espécie de planta tem sua necessidade, algumas gostam de solo úmido, já outras de solo mais seco, mas todas necessitam de água para sua sobrevivência. Quando for regar, utilize um regador com pequenos furos no bico, pode usar até mesmo uma garrafa pet, furando a tampa com um prego. Cuidado e delicadeza na hora de regar será importante para a durabilidade do seu minijardim.


2. Adubar


As plantas precisam de nutrientes, umas mais outras menos, para estar sempre saudável. As frutíferas precisam ser adubadas regularmente para florescerem e frutificarem.
Primeiro identifique sua planta ou conjunto de plantas do minijardim, depois veja as necessidades da planta quanto a quantidade de nutrientes.

Existe no mercado o adubo NPK¹, que você escolhe de acordo com a porcentagem de cada nutriente e adube de acordo com a informação da embalagem ou espécie. Em casa temos muitas opções de adubos caseiros (em breve farei uma postagem só sobre isso), exemplos não faltam, como casca de banana e demais frutas e legumes, casca de ovo ou até mesmo o ovo inteiro, pó de café,  entre outros.

¹ NPK é um adubo que fornece os três principais nutrientes que a planta precisa, sendo o Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).

 

3. Podar (aparar/cortar)


As plantas quando tem espaço, crescem até atingir sua altura e comprimento máximos e apesar do vaso "restringir" esse espaço, muitos tipos de plantas crescem além do desejado, as raízes acabam saindo para fora e deixando o pequeno jardim feio e desarmônico, salvo quando for o propósito.

A poda é extremamente importante para a manutenção do minijardim. Retire sempre as folhas secas¹ das plantas, corte raízes que teimam em sair do vaso e faça a poda aérea², tanto das plantas de forração e decoração, quanto das árvores em miniatura.

É importante retirar as ervas daninhas³, muitas são desnecessárias e podem roubar os nutrientes das outras plantas.

Dica: Corte com cuidado os ramos e/ou raízes que teimam em sair do vaso/recipiente. Caso note que o solo está repleto de raízes e ache necessário remover um pouco, retire a planta com cuidado, apare as raízes extras (cuidado para não diminuir demais e prejudicar a alimentação da planta), sempre borrifando água para mantê-las hidratada, e logo após replante.

¹ Use a folhas secas para cobrir o solo, além de proteger a base das plantas, mantém a umidade do substrato por mais tempo e também serve como nutriente para as plantas vivas.
² A poda aérea é feita no topo ou copa da planta ou árvore, para controle de crescimento ou para dar formato as mesmas.
³ Nem toda erva é daninha e muitas ajudam na decoração do vaso, além de ajudar na identificação e controle do pH do solo

Erva conhecida como erva-longa (Sibthorpia europea).
  • Um exemplo de erva amiga, é a Sibthorpia europea (foto a cima), conhecida como erva-longa, que pode ser usada como forração/gramado do minijardim, além de ser encontrada em solos alcalinos e com bons nutrientes, como o substrato adubado com esterco bovino. 


Como fazer a manutenção do seu minijardim - plantas Como fazer a manutenção do seu minijardim - plantas Reviewed by Minijardim e Cia. on agosto 18, 2017 Rating: 5