Como cultivar Ochna serrulata (planta Mickey Mouse)


Ochna serrulata é uma rara e exótica planta africana, também conhecida como planta Mickey Mouse, porque, após a floração, brota sementes pretas e redondas, que junto as sépalas, se assemelham as orelhas do ratinho mais famoso dos desenhos animados.

Árvore Ochna serrulata, conhecida também como planta Mickey Mouse e uma mudinha de aproximadamente 5 cm, de duas semanas após a germinação da semente.

Conhecendo a Ochna serrulata (planta Michey Mouse)


Da família Ochnaceae, seu nome é derivado da palavra grega 'ochne", que significa 'pera selvagem', referindo-se às folhas que se assemelham às da pera, serrada. De crescimento lento, esse arbusto semilenhoso pode chegar a 2 metros de altura e ocasionalmente a 6 metro, podendo ser cultivado tanto no chão quanto em vasos, sendo também uma ótima opção para bonsai e como miniárvore para seu pequeno jardim em vaso.




De crescimento lento, a planta Mickey Mouse nos presenteia com flores perfumadas na cor amarela, que apesar da curta duração, tem uma beleza singela. Suas frutas vermelhas (não comestível), dão sementes, que a principio são da cor verde e quando maduras, ficam pretas brilhantes.

Apesar de ser uma planta rara de se encontrar por aí, no Brasil há uma crescente procura devido ao fácil cultivo e por se adaptar bem em pequenos ambientes, como apartamentos.

Em São Paulo, capital, é possível apreciá-la no Parque Ibirapuera.


Clima

Gosta de sol pleno, para maior florescência, porém tolera bem meia-sombra, vento e pode ser cultivada próximo a rios e mares. Apesar de tolerar secas, evite deixar muito tempo sem regar, pois ela pode e estressar ao ficar longos períodos em água. Caso more em apartamento, coloque-as próximo à uma janela com alta incidência de luz, de preferência ensolarada No inverno coloque-a em um local mais quentinho, mas longe de fontes de calor, como lareira e forno.

 
Flores e induzir a floração

A floração da Ochna serrulata, ocorre na primavera e atrai abelhas e borboletas. Caso sua planta esteja com dificuldade para florescer, é só retirar as folhas delicadamente, dois meses antes da primavera, deixando somente os botões, assim ela direcionará a energia e seiva para os brotos. Após florescer, as folhas voltarão a brotar.




Podar

Faça a poda após a frutificação, para manter um formato mais harmônico e para fortalecer a planta para próxima floração.


Propagar

Por sementes

Devem ser plantadas imediatamente após a colheita em solo (não colocar na água ou algodão), não necessitando colocar na geladeira. Utilize um substrato drenado, mantendo a terra sempre úmida, mas não encharcada. As sementes levam em torno de 6 semanas para germinar e demoram de 2 a 3 anos para dar flores.

Faça o transplante somente após a mudinha ter ao menos 6 folhas. As sementes da Ochna, servem como alimentos para os pássaros. Caso cultive ela em casa, cuidado com as crianças e os animais de estimação, pois as sementes podem ser venenosas.

Por estacas


As estacas também devem ser plantadas logo após a colheita e diretamente em solo bem drenado, mantendo úmido e não encharcado. Para maior chance de enraizamento, coloque um saquinho ou até mesmo uma garrafa PET cortada, em cima da estaca, para manter a umidade e deixando um clima mais próximo a uma estufa.


Adubar

Para que a planta se mantenha saudável e florescer, é necessário adubar a planta a cada 30 dias, pelo menos, com adubo orgânico ou químico, como NPK 04-14-08. É necessário adubar com macro e micronutrientes, duas vezes ao ano.


Que tal ter uma?

Agora que sabe como cultivar Ochna serrulata, que tal trazer mais cor, beleza e delicadeza ao seu minijardim? Utilize-a como miniárvore, junto à outras plantas menores para composição.



Aprenda também a cultivar:



Como cultivar Ochna serrulata (planta Mickey Mouse) Como cultivar Ochna serrulata (planta Mickey Mouse) Reviewed by Minijardim e Cia. on dezembro 16, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário: