4 passos para recuperar sua planta que está murchando (recém comprada)

A planta que ilustra o antes e depois, é a margarida-do-cabo (Dimorphotheca Ecklonis), planta nativa da África que gosta de água e sol, apesar de se dar bem em meia sombra também.


 
Você sai para comprar algo e se depara com aquela planta linda, foi amor a primeira vista! Pega com todo cuidado, chega em casa feliz da vida, orgulhosa (o) da nova "moradora, Passam-se horas, as vezes um único dia e a planta começa a murchar, murchar...

Algumas pessoas colocam água e esperam para ver se a planta reage. As vezes ela não reage só com água em si. Após muitos testes bem sucedidos, irei mostrar como é fácil recuperar sua planta, sem muito esforço.

É sempre bom lembrar que a maioria das plantas compradas em floriculturas e supermercados, são cultivadas em estufas e muitas acostumadas com ambiente interno, com muita luz e pouco sol. Foi o caso desta planta abaixo. Peguei ela em uma prateleira que pega muita luz e ventilação, mas é fechada por telas, sendo cultivada sem sol. Quando levamos para casa, a planta pode acabar sentindo a mudança brusca de ambiente.

No meu quarto por exemplo - Sim! Cultivo minhas em plantas em meu quarto! - é bem quente quando faz sol durante o dia, tem muita luz, porém um pouco abafado, por só poder abrir uma janela pequena. Mas o importante é que ela ventila.

Quando a Margarida-do-cabo chegou, assim como outras que comprei, ela sentiu e começou a murchar nas primeiras horas. Mas no dia seguinte, eu precisei arregaçar as mangas e "salvá-la" antes dela morrer.
  • Lembre-se que cada planta tem seu tipo de cuidado ideal. Aqui seguirei os passos para recuperar uma planta que gosta de água em suas folhas também!
  • Possivelmente após esse transplante, as flores irão murchar. 

1. BORRIFAR BEM AS FOLHAS PARA AJUDAR NA HIDRATAÇÃO

As folhas murchas é sinal de desidratação, então comece borrifando suas folhas e evitando as flores. Borrife em, até pingar água. Verifique a terra e se estiver seca aguar até sair água pelos furos.

2. CORTE AS FOLHAS E FLORES SECAS

A poda é um processo importante! Retire todas as folhas secas e as amareladas, flores que murcharam muito e enrugaram, elas dificilmente voltam. Limpe bem a base dela. Irá ver vários novos rebentos, tome cuidado para não cortar eles.
 
3. FAÇA O TRANSPLANTE

A maioria das plantas vem em vasos plásticos, até pelo custo, porém não é interessante manter a planta nesses vasos, por não manter por não manter a umidade. Vasos de barro são os mais indicados e tem preços acessíveis também. Coloque brita no fundo para ajudar a drenar a água.


Use a manta bidim para evitar com que o substrato vaso. Comprei em uma floricultura e o preço é acessível.

Quando tirar a planta do vaso, irá ver que ela tem muita raiz, desembarace e elimine um pouco. Normalmente corto a metade. Isso ajudará a dar mais força e ajudar na captação de nutrientes.
NA MISTURA DOS SUBSTRATOS, USEI AS MEDIDAS 1:1:1/2, NA RESPECTIVA ORDEM ABAIXO:
  • Terra vegetal adubada 
  • Húmus de minhoca
  • Cascalho fino ( 2mm mais ou menos)

4. AGUAR BEM ATÉ SAIR ÁGUA PELO FURO NO FUNDO DO VASO
Após o transplante coloque bastante água e deixe escoar bem. Coloque em um local com muita luz, porém mais fresco, com o tempo você vai mudando, até colocar onde bata sol. Caso venha de um local ensolarado e você não tiver um ambiente assim, deixa próximo a janelas que calor mínimo para ajudar na transição. Ela precisará ir se adaptando aos poucos, para não sentir tanto e durar muito tempo!

4 passos para recuperar sua planta que está murchando (recém comprada) 4 passos para recuperar sua planta que está murchando (recém comprada) Reviewed by Minijardim e Cia. on julho 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário: