Bálsamo/planta-jade e como cuidar

Quer uma árvore em miniatura (bonsai) e fácil de cuidar para decorar seu minijardim?

Uma boa dica é o Bálsamo-de-jardim (Crassula Ovata) conhecido também como planta-jade.

Existem vários tipos de planta-jade (Crassula Ovata). A planta da foto é a Crassula Ovata 'Hummel's Sunset, que tem as bordas das folhas avermelhadas, além de ficarem com as folhas entre amarelo e verde-limão (somente quando exposta ao sol, por pelo menos 8h ao dia).


Bonsai bálsamo-de-jardim/planta-jade (Crassula Ovata), com forração de erva-longa (Sibthorpia europaea).
Curiosidade: Na Ásia é conhecida como árvore do dinheiro e utilizada para atrair sorte nas finanças e prosperidade. São colocadas próximo a entrada das empresas e lojas.

Ganhei uma já estilo bonsai. Antes de vir para um pequeno apartamento, ela era cultivada em um enorme quintal e exposta direto ao sol. Chegou linda e com as folhas em um verde-limão e bordas bem vermelhas. Hoje, passados pouco mais de 60 dias, ela está mais para verde escuro, mas ainda sim, linda!!

Ela está com 23 cm de altura (solo até a copa) e 32 cm comprimento, mas pode chegar até um metro (100 cm) de altura em vaso.

As plantas-jade dão pequenas flores de cor branca com um leve rosa, que se parecem com estrelinhas.

Imagem de www.gardenia.net/
De fácil manutenção, ela precisa de 4 coisas fundamentais para se adaptar e sobreviver em um vaso em ambiente interno:


1. ÁGUA

 

  • A planta-jade não gosta de muita água, mas também se deixar o substrato seco por muito tempo, as folhas começarão a murchar e cair. 
  • Afunde sempre meio dedo no substrato para ver se está realmente seco ou úmido, e só aguar se estiver seco. Quando for aguar, use um regador ou coloque embaixo da torneira e deixa escorrer a água até sair pelos furos do vaso. Não há problema se molhar as olhas, só evitar logo em seguida colocar no sol quente, isso pode queimar as folhas. 
  • Caso esteja florescendo, cuidado para não molhar as flores, pois elas são bem delicadas.
 

2. LUZ

 

  • Luz é essencial para o crescimento e sobrevivência da Planta-jade. Coloque sempre próximo a uma janela bem iluminada, se entrar um raios solares melhor ainda! Caso não tenha como por na janela, poderá simular com luz artificial. Se tiver uma sacada ou quintal, poderá colocar direto no sol. Mas cuidado com geadas, ela não tolera bem o frio!
 

3. SOLO

 

  • Por ser uma suculenta, ela gosta de solo bem drenado. Uso duas partes de areia grossa, para uma de terra e no fundo pedriscos (3 dedos em vaso médio e grande), para ajudar na drenagem.
 

 4. ADUBO

 

  • Adube pelo menos uma vez ao mês com adubo orgânico. Se tiver acesso a esterco melhor ainda! Caso não tenha, pode usar pó de café, casca de ovo seca e triturada e também adubos para suculentas, encontrado em mercado ou casas de plantas.

Sobre:

PROPAGAÇÃO

 

  • A planta pode ser propaganda a partir de estacas do caule e folhas. O caule é só cortar e enfiar na terra, um dedo abaixo do solo e aguar somente o solo bem drenado, até brotar. A folhinha colocada em cima do solo bem drenado e úmido, criará raízes em breve. Evitar exposição ao sol quente quando estiver propagando, mas assim como a planta adulta, precisa de luz para crescer. 

PODA

 
  • Para sua planta crescer e ficar como um bonsai, vá podando o todo e folhas e galhos que nasçam espalhados. Podando o topo, ela irá engrossar o tronco e visualmente ficará mais bonita.
 

Caso tenha alguma dica sobre a planta-jade, compartilhe conosco! 

 
Bálsamo/planta-jade e como cuidar Bálsamo/planta-jade e como cuidar Reviewed by Minijardim e Cia. on fevereiro 28, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário: