Saiba as principais causas para a mudança de cor da sua flor

Alguns amantes de flores, já passaram pela experiência de comprar uma planta já florescendo e na segunda florada ela alterar a cor "original". Quem não teve essa oportunidade poderá ter um dia, principalmente ao comprar plantas com flores brancas, que são as com mais chance de alteração.

Assim como nós seres humanos, as plantas mudam. E algumas dessas mudanças nos agradam muito!



Violeta-africana (Saintpaulia) ganhada com florescência branca, que após um mês floresceu branca e rosa no meio.
Tive duas experiências com alteração de cor das flores. A primeira foi a poucos anos, um crisântemo de flores branca que comprei em um supermercado. Passado alguns meses, veio a segunda florada e com ela a surpresa, todas as flores nasceram rosadas e rajadas de branco. Fiquei muito curiosa na época e ficava pensando se tinha sido enganada quanto a sua cor original. Mas, na terceira florada, o tom de rosa diminuiu e coincidiu com a mudança de clima.

A segunda experiência foi uma linda violeta-africana, que ganhei de presente de aniversário em 2016, de uma colega de trabalho (vide foto a cima). Ela veio com as flores brancas e após colocar em um local bem iluminado e quente, começou a brotar flores branca com um rosa escuro no meio.


  O que dão cor as plantas?

Cientificamente falando, os pigmentos caratenóides, a clorofila e o flavonóides, que são encontrados no pH celular¹, quando misturados em diferentes proporções dão cor às plantas. Citei os três principais pigmentos, mas existem outros e como não tenho autonomia no assunto, vou explicar de forma mais dinâmica a minha experiência.

 ABAIXO AS PRINCIPAIS CAUSAS:

  MUDANÇA DE LOCAL 

As plantas que são vendidas, geralmente são cultivadas em estufas e/ou locais fechados ou semi fechados, com iluminação controlada, além de serem adubadas continuamente para mais rápida florescência.


Quando compramos um vasinho e levamos para casa ou até mesmo damos de presente, ele acaba mudando de ambiente, e consequentemente de clima e iluminação. Antes de chegar ao comércio ele já passou por outras alterações de local. 

SUBSTRATOS E NUTRIENTES (SOLO E ADUBO)

O pH (potencial hidrogeniônico) do solo pode ser considerado alcalino, neutro ou ácido e o que determina isso, além do tipo de solo (areia por exemplo, tem pH neutro), são os nutrientes. Sabe aquela casca de ovo sequinha e triturada ou pó/borra de café que colocamos na planta?
Então, eles são alguns dos nutrientes caseiros que podemos utilizar para alimentar nossas plantinhas e isso também contribui com a alteração da cor. A casca de ovo por exemplo, fornece cálcio, magnésio e potássio e é um ótimo nutriente. Com isso, concluímos que o pH do solo pode impactar no pH celular da planta!  

QUANTIDADE DE LUZ E CLIMA

Que as plantas precisam de luz para fazer a fotossíntese (um dos pigmentos), isso todos sabem. Agora vem outra parte interessante, se sua plantinha "passar frio ou calor", isso também irá refletir na cor das flores! Quanto mais calor e mais abundância de luz, mais sua flor irá puxar para o branco. Voltando aos pigmentos, a antocianina é um componente de cor do flavonóides, são geralmente produzidas em temperatura fria e uma leve diminuição da luz, lembrando que ela é responsável por cores como o vermelho e roxo. 

Muitas plantas são híbridas, o que significa que foram cruzadas para gerarem outras plantas com cores e formatos diferentes, podendo também contribuir para a alteração de cor ao longo prazo. 

INCORPORE UM MELHORISTA² E FAÇA SUAS EXPERIÊNCIAS 

Agora que já tem uma ideia de possíveis causas para a mudança de cor, faça uma experiência e comece por plantas com flores branca. Lembrando que tem plantas que normalmente já alteram sua cor com o tempo!

Coloque em um local mais quente e com muita luz (só evite o sol direto em plantas que não toleram muito sol), assim que todas as flores morrerem coloque em um local com menos luz e clima mais ameno e observe!

Não se esqueça de aguar e adubar sempre que necessário.

¹ Não deve ser confundido com o pH do solo.
² Nesse caso é o profissional que faz melhoramento genético em espécies ornamentais.

Saiba as principais causas para a mudança de cor da sua flor Saiba as principais causas para a mudança de cor da sua flor Reviewed by Minijardim e Cia. on janeiro 11, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário: